skip to Main Content
Qual A Importância Da Contabilidade Dentro De Um Barco E Como Isso Afeta O Seu Negócio?

Qual a importância da contabilidade dentro de um barco e como isso afeta o seu negócio?

Hoje, todo empresário que deseja ter sucesso precisa entender a fundo a importância da contabilidade, principalmente dentro da sua empresa.

Imagine que você está dentro de um barco. Neste barco, estão várias pessoas e um contador. O barco é a sua empresa.

No primeiro momento, você pode estranhar a comparação entre uma empresa e um barco. Contudo, é preciso que saiba que existem mais semelhanças entre este exemplo e um negócio.

Ainda sobre o barco

Não importa se o barco é pequeno, médio ou grande. Sempre haverá um número razoavelmente suficiente de pessoas e remos para que ele possa sair do lugar. Há, ainda, uma pessoa que costuma ficar lá no fundo do barco, sentado, calculando o quanto está sendo gasto com cada pessoa, os recursos que estão sendo desperdiçados, o tempo até chegar a um destino, etc.

O que você, como capitão do barco faz? A resposta mais comum é “entende que essa é a especialidade dessa pessoa e deixa as coisas como estão”.

O barco continua a navegar, ainda que, às vezes não haja um rumo muito definido. Quantas oportunidades foram perdidas? Quantas vezes você teve a oportunidade de ter um barco maior, com mais pessoas, e mesmo assim, não conseguiu alcançar certos objetivos?

Na sua empresa…

Esse é um questionamento bastante convidativo. Muitos empresários se perguntam sobre o porquê de as suas empresas não se desenvolverem como eles planejaram. A resposta, muitas vezes, está na importância da contabilidade!

Você possui excelentes funcionários que, junto a você, fazem com que o negócio ande. As suas contas estão em dia e, ao final do dia, é isso que importa.

Mas, será que é tudo? Não é possível ir além e navegar em águas mais profundas, arriscadas, mas com melhores oportunidades?

Se você é um empresário que não se contenta em nadar em águas rasas e quer navegar e mergulhar em um oceano de oportunidades, precisa continuar lendo este post!

Mar raso x oceano profundo

Há quem creia que o mais difícil é deixar a praia. Fazer o barco sair da areia e levá-lo até alto mar. Isso porque as ondas da área de arrebentação são fortes, empurram e, como o próprio nome sugere, quebram. Podemos associar isso com aquele período inicial de uma empresa, onde tudo parece um risco e as chances de sucesso são mais escassas.

Quando o barco encontra a calmaria do alto mar, as ondas dão uma trégua e fica mais fácil remar com os colaboradores. Entretanto, existem perigos ocultos!

Uma tempestade está no horizonte, as ondas começam a se formar – maiores do que nunca – e você começa a se questionar se isso é o fim. Você olha para trás e lá está o seu contador, calculando o quanto tudo isso irá custar para o barco, os reparos, a preparação de um eventual encerramento, etc.

As coisas começam a se tornar um caos. Várias pessoas desistem de remar e pulam do barco, temendo que ele afunde!

É aí que, para garantir que o seu barco escape de uma onda, você grita o seu contador e pede para que ele encontre uma forma de remar. E você se surpreende: ele se senta ao seu lado e começa a remar o mais rápido que pode. Ele conhece o mar, as ondas e a tempestade, e também conhece uma rota para escapar.

O barco está são e salvo. Tudo porque, enquanto você pensava que o contador somente se preocupava com gastos e afins, ele estava considerando as possibilidades e trabalhando em maneiras de deixar a tempestade da forma mais segura possível.

A importância da contabilidade e o horizonte de possibilidades

Quando você enxerga a importância da contabilidade, se permite explorar possibilidades que antes estavam ocultas. Imagine ter um aliado com você, que te auxiliará na gestão do seu negócio, lhe fornecendo dados precisos e imprescindíveis! Permita que o seu contador seja um alicerce para a sua gestão, auxiliando você, empresário no processo de tomada de decisões, que deverá acontecer de forma estratégica e segura.

Se o barco possui furos ou está acima da capacidade, avalie como você está conduzidno a sua contabilidade. Talvez, você precise analisar alguns processos mais a fundo!

Se você tem dúvidas, entre em contato conosco. Será um prazer te atender!

Sucesso e até breve.

This Post Has 7 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top